A pesquisa Mastercard SpendingPulse sobre o mercado brasileiro descobriu que as vendas digitais registraram um aumento de 75% em 2020, em comparação ao ano anterior. Isso significa que fazer compras pela internet se tornou um hábito até mesmo para quem tinha certas resistências, de modo que investir em uma loja on-line é uma ótima oportunidade de negócio.
Se os dados de crescimento dos e-commerces no Brasil não são o suficiente para te convencer, confira estes motivos para se tornar um empreendedor virtual.
Conheça os motivos para ter uma loja on-line
A loja on-line teve um forte impulsionamento devido às medidas de distanciamento social, mas engana-se quem pensa que isso é uma situação passageira.
A digitalização já era uma forte tendência global que estava prevista para se concretizar até 2025. A migração quase forçada que ocorreu em 2020 para o ambiente virtual apenas acelerou o processo.
Em outras palavras: o e-commerce veio para ficar. Veja só as vantagens desse modelo:
1. Baixo investimento inicial
Enquanto um ponto físico precisa de pagamento de aluguel, orçamento para reformar o espaço, por exemplo, a loja on-line não precisa de nada disso.
O montante dos gastos com domínio e hospedagem de site, instalação de um bom sistema de pagamentos, e de uma equipe de profissionais que vão te auxiliar a colocar seus produtos no ar é bem reduzido.
2. Alcance de público
Na internet, você pode atingir clientes em qualquer lugar. Mesmo que você esteja alocado no nordeste brasileiro, uma pessoa do sudeste pode descobrir o seu trabalho, se interessar e comprar com apenas alguns cliques.
3. Vendas 24h
Considerando que o processo de vendas acontece de forma 100% digital e automatizada, é possível realizar transações 24h por dia, nos sete dias da semana.
4. Relacionamento com o cliente
Nas lojas físicas, o processo de relacionamento e fidelização com o cliente pode ser um pouco mais complicado, pois muitas vezes ele somente entra, compra e vai embora.
Com as compras feitas no site, você consegue impactá-los com anúncios, criar estratégias de e-mail marketing e, ainda, aumentar suas chances de conseguir uma audiência nas redes sociais.
5. Comodidade para o cliente
Nada como não precisar sair de casa para fazer compras! O consumidor fica muito mais cômodo ao garantir o produto que necessita com apenas alguns cliques e, depois, recebê-lo em sua porta.
Viu como ter uma loja on-line vale a pena? Continue lendo o blog da Mr Pay para mais dicas sobre e-commerces.